Futebol de Base
07 Abr 2025 | 10:07 |
Nesta segunda-feira à noite, o Corinthians entra em campo contra o São Paulo, em Cotia, às 20h, na abertura da 5ª rodada do Brasileirão sub-20. Com uma vitória e três empates na competição, a equipe busca o segundo triunfo no torneio e revê o rival da final da Copinha deste ano.
Orlando Ribeiro vê elenco vasto do Corinthians como importante para uma boa campanha no Brasileirão
Em entrevista para o 'GE', o técnico do Corinthians, Orlando Ribeiro, vê elenco enxuto como a chave do sucesso para a equipe fazer uma boa campanha no Brasileirão sub-20. Apesar da invencibilidade na competição, o time ainda não deslanchou e venceu apenas o Bahia em sua estreia.
Elenco do Corinthians
"Trabalhamos em torno de 27 a 30 jogadores, pensando em uma sexta-feira que o profissional precise de seis ou sete no treino. Tem o grupo do sub-18 que divide também. O ideal é ter 27 a 30 atletas para potencializar no último passo antes do profissional. Temos que trabalhar na semana. No sub-20 às vezes não tem tempo. Com o grupo mais enxuto fica mais fácil. Colocamos (nas conversas com a diretoria) que a preferência é de 27 a 30. Como expliquei, para termos essa situação."
Revanche contra o São Paulo pelo Brasileirão sub-20?
"Não tem que esquecer completamente, tem que usar os meios para potencializar. Sempre colocando que cada jogo é um jogo, o time tem condição de vencer o São Paulo em Cotia. Tenho certeza de que vão fazer um bom jogo, mas temos que aguardar para ver qual a equipe que teremos à disposição."
Integração dos jovens no elenco profissional do Corinthians
"Meninos estão integrados. Alguns que vão jogando no Brasileiro sub-20 estão em transição com o profissional. Só nesta segunda-feira saberemos quem vamos utilizar. Temos o Kadu, goleiro; Jacaré, lateral; Fernando e Gama, zagueiros; tivemos o Vini Gomes indo treinar no profissional, lateral-esquerdo; Caraguá, volante também. Bahia, Luiz Eduardo, Yago, Dieguinho e Gui Negão estão nessa transição."
Treinador do sub-20 do Timãozinho analisou o resultado que não era esperado e explicou substituição de jogador antes mesmo do intervalo
07 Jan 2026 | 20:55 |
O Corinthians empatou sem gols com o Luverdense em sua partida pela Copa São Paulo de Futebol Júnior e o técnico William Batista analisou o desempenho da equipe. O treinador destacou pontos positivos e também aspectos que precisam ser ajustados para a sequência da competição.
Técnico do Corinthians sobre empate: “Criou poucas chances claras de gol...”
Após o empate, William Batista fez uma análise da partida: “Em cima do que foi o último jogo, a gente tentou melhorar um pouquinho a nossa capacidade de ficar com a bola, de trocar passes, de aumentar a circulação e tentar entrar no último terço um pouquinho menos com ligação direta e mais com a bola no chão.
O comandante do Timãozinho continuou: “A gente conseguiu fazer isso algumas vezes, de entrar no fundo da área, mas faltou colocar a bola mais vezes dentro da área. Pelo tanto de entrada no último terço que teve, criou poucas chances claras de gol, ou chances de gol”, acrescentou.
Durante o primeiro tempo, Tupã levou cartão amarelo e na sequência, foi substituído. O treinador falou da sua decisão: “O Tupã correu um risco ali, acho que desnecessário. Infelizmente, ele dá um chute no cara no chão, no lance do cartão amarelo que ele toma. Em uma competição como a Copinha, não tem muita margem para erro. Se você perde um jogador em um campeonato que é extremamente físico e mental, o preço a ser pago é muito alto”, explicou.
O goleiro titular que renovou com o Corinthians, Matheus Corrêa sentiu durante o duelo e pode ser ausência contra o XV de Jaú: “Eu não vi, eu não falei com o doutor ainda, também não falei no vestiário, não sei se foi tornozelo, mas, de fato, eu nem procurei saber o que foi no momento, até para focar no que estava acontecendo, e deixei para o médico e para o Moisés, que é o nosso preparador de goleiro, naquele instante", comentou William.
O arqueiro deve ser avaliado antes da partida que está marcada para a próxima sexta (09), às 18h15 no Estádio Zezinho Magalhães na cidade de Jaú. O Corinthians, maior campeão do torneio busca o 12º título.
Solicitação ocorre em meio a maior competição das categorias de base do futebol nacional; equipe principal sofre com ausências para estreia
06 Jan 2026 | 14:18 |
O Corinthians segue em ritmo intenso de preparação para o Campeonato Paulista de 2026. Durante os treinamentos no CT Joaquim Grava, o técnico Dorival Júnior solicitou a presença de três jogadores da equipe sub-20, mesmo em meio à disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A decisão reforça a integração entre as categorias e evidencia a importância da base no planejamento alvinegro.
Os atletas chamados foram Gui Amorim, João Vitor Jacaré e Luiz Gustavo Bahia, todos presentes na Copinha e que poderiam ser titulares na partida de hoje contra o Luverdense, às 19h30 no Estádio Zezinho Magalhães em Jaú.
A convocação ocorreu para suprir ausências no elenco principal, já que alguns nomes permanecem em recuperação física, como é o caso de Raniele e Memphis Depay. José Martínez que ainda não conseguiu sair da Venezuela e Yuri Alberto que está na Itália, não participaram das últimas atividades.
Enquanto isso, o elenco principal segue em ajustes para a estreia no Campeonato Paulista contra a Ponte Preta. Dorival Júnior trabalha alternativas diante dos desfalques e busca equilíbrio entre jogadores experientes e jovens da base. A presença dos três convocados garante opções imediatas e fortalece o grupo neste início de temporada.
Os nomes requisitados pelo treinador do Corinthians já estiveram presentes na temporada de 2025 com o time que venceu o Paulistão e a Copa do Brasil. João Vitor Jacaré seria o substituto natural de Matheuzinho por serem laterais-direito.
Gui Amorim é considerado um dos destaques da base e já é observado pelo Real Madrid e outros clubes europeus. Luiz Bahia pode ajudar Dorival Júnior a suprir as ausências de Raniele que ainda não está 100% e a de Maycon que não deve continuar no Timão.
Timãozinho começou competição com estreia em uma partida que ligou um sinal de alerta pelo desempenho da equipe comandada por William Batista
06 Jan 2026 | 12:44 |
A terça-feira será decisiva para a equipe sub-20 do Corinthians. Os comandados de William enfrentam a partir das 19h30 (de Brasília), a equipe do Luverdense pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú. Se vencer, avança para a próxima fase.
No último sábado (03) a equipe do Timãozinho iniciou a sua campanha pelo 12º título da Copinha com vitória, o clube paulista é o maior campeão da competição. O duelo contra o Trindade-GO foi difícil, o time do alvinegro paulista jogou mal, mas saiu com os três pontos com gol de Favela na etapa final.
O confronto dessa terça terá transmissão da Cazé TV no Youtube. A arbitragem estará sob a responsabilidade de Leonardo Ariel de Moura Ambiel com o auxílio de Bruno Nunes de Moraes e de Henrique Calderan Gomes de Oliveira.
O Corinthians deve ir com a seguinte formação: Matheus Corrêa; João Vitor Jacaré, Vera, Iago e Pires; Thomas, Luiz Gustavo Bahia e Gui Amorim; Luizinho, Favela e Tupã. Jogadores como Thomas Lisboa, João Vitor Jacaré e Thomas Lisboa estavam com o elenco principal, mas desceram para disputar a competição e ganharem mais minutos de jogo e experiência.
Já a equipe de Raphael Ferreira Nascimento pode estar escalada dessa forma: Kaique; Yuri, João Murilo, Cesar e Ikaro; João Pedro, Jan Carlos e Ryan; Kaique, Vinicius Garcia e Guilherme.
O Corinthians teve uma baixa para a Copinha. Gui Bom sofreu lesão no joelho às vésperas da estreia e precisou ser cortado da lista. Além disso, um gigante europeu monitora as atuações de Gui Amorim, algo que no futuro pode virar uma proposta pelo jogador.