
Futebol
Com Dorival Júnior pressionado, o Corinthians está escalado para enfrentar o Cruzeiro no Brasileirão
Futebol
|
O Corinthians garantiu sua primeira vitória em clássicos na temporada ao derrotar o Santos por 2 a 1 na Neo Química Arena, na noite desta quarta-feira (12), em duelo válido pela nona rodada do Campeonato Paulista. O destaque da partida foi Yuri Alberto, autor dos dois gols do Timão ainda no primeiro tempo. Guilherme descontou para o Peixe na etapa final.
Com o triunfo, o Alvinegro do Parque São Jorge encerra sua participação na fase inicial do Paulistão com um desempenho positivo contra os rivais, apesar de não ter vencido os dois primeiros clássicos. No total, a equipe comandada por Ramón Díaz somou um empate contra o Palmeiras, uma derrota para o São Paulo e, agora, um triunfo sobre o Santos. O atacante Yuri Alberto, aliás, tem sido protagonista nesses confrontos, tendo balançado as redes três vezes nos três jogos disputados.
Além disso, o Corinthians segue ampliando sua vantagem sobre o Santos nos duelos realizados na Neo Química Arena. Com a vitória desta quarta-feira, o Timão chegou ao quarto clássico seguido sem perder para o Peixe dentro de casa. A última derrota para o rival aconteceu no Paulistão de 2022, em partida que marcou a saída do técnico Sylvinho após um revés por 2 a 1.
Outro dado relevante envolve o retrospecto contra Neymar, ídolo santista. O craque enfrentou o Corinthians pela 20ª vez em sua carreira e viu o Timão sair vitorioso em nove dessas ocasiões. O Peixe venceu seis confrontos, enquanto outros cinco terminaram empatados.
Agora, com a vaga garantida nas quartas de final do estadual, o Corinthians lidera o Grupo A com 25 pontos, nove a mais que o Mirassol, segundo colocado. O próximo clássico do Timão só deve acontecer em uma eventual fase semifinal ou final do Paulistão, caso avance na competição.
Resultados do Corinthians em clássicos em 2025
São Paulo 3 x 1 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Santos
Alvinegro Paulista exibiu no telão da Neo Química Arena algumas defesas do ex-camisa 12, relembrando grandes momentos do ídolo pela equipe
|
No reencontro de Cássio com o Corinthians, o goleiro do Cruzeiro foi homenageado pelo ex-clube antes de a bola rolar nesta quarta-feira, 23, na Neo Química Arena, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Timão exibiu no telão do estádio algumas defesas do ex-camisa 12, relembrando grandes momentos do ídolo pela equipe. A maioria da torcida corintiana o aplaudiu, e o arqueiro agradeceu o carinho.
Cássio deixou o Corinthians em maio de 2024 de forma polêmica, após ter a imagem desgastada no clube. Na época, o goleiro foi contestado por parte da torcida e perdeu a posição para Carlos Miguel. Pouco depois de sair do Parque São Jorge, foi anunciado pelo Cruzeiro, onde está até hoje.
Com a camisa do Corinthians, Cássio disputou 712 partidas e é o segundo jogador que mais atuou pelo clube, atrás somente de Wladimir, que tem 806 jogos. Nesse período, o ex-camisa 12 conquistou nove títulos: quatro estaduais, dois Brasileiros, um Mundial de Clubes e uma CONMEBOL Recopa.
O primeiro reencontro do goleiro com o Corinthians, terminou sem Cássio ter sido vazado. O arqueiro fez boas defesas em finalizações de Memphis Depay e cabeçada de Gustavo Henrique, principalmente no segundo tempo. A partida terminou em 0 a 0.
Próximos jogos do Corinthians:
Botafogo (F) - 26/07, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Palmeiras (C) - 30/07, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Fortaleza (C) - 03/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão
De acordo com o departamento jurídico do clube do Parque São Jorge, essa é uma forma de garantir que o Alvinegro Paulista tenha voz no processo
|
O Corinthians solicitou habilitação como assistente de acusação no processo criminal que envolve Augusto Melo, presidente afastado, e ex-dirigentes do clube. Na noite de terça-feira, 22, Melo e os ex-diretores se tornaram oficialmente réus no caso Vai de Bet.
Na tarde desta quarta-feira, 23, o clube do Parque São Jorge pediu à Justiça para ser reconhecido oficialmente como assistente de acusação no caso. De acordo com o departamento jurídico do Corinthians, essa é uma forma de garantir que o clube tenha voz no processo.
"Solicitei para o departamento jurídico do SCCP que ingresse imediatamente como assistente de acusação na ação penal contra os Réus Augusto Melo e demais integrantes de sua quadrilha. No mais, chegou a hora desse sujeito pensar na instituição. Ir embora, cuidar da sua defesa longe daqui. Ter um presidente réu por roubar o próprio Corinthians é inadmissível. O Corinthians, torcedores e sócios não merecem isso", Armando Mendonça, vice-presidente do Corinthians, em nota.
Entre os acusados estão o ex-presidente Augusto Melo, o ex-diretor de marketing Sérgio Moura e o ex-diretor administrativo Marcelo Mariano. Essa ação está em andamento na 2ª Vara de Crimes Tributários e trata de denúncias graves, como organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O assistente de acusação é a figura que permite que a vítima participe ativamente da ação penal movida pelo Ministério Público. É um mecanismo que dá voz à vítima, sem tirar o papel principal do Ministério Público
"O Corinthians está se habilitando porque é a parte que mais sofreu com os crimes atribuídos aos denunciados. A Justiça já aceitou a denúncia, e agora o clube pode atuar formalmente como parte interessada", finalizou o Leonardo Pantaleão, superintendente jurídico do Timão.
Equipes se enfrentam na noite desta quarta-feira (23), às 19h30, na Neo Química Arena, em partida da competição de pontos corridos
|
Após ter sido derrotado no clássico paulista do último final de semana, o Corinthians volta a campo nesta quarta-feira (23), diante da sua torcida e enfrenta o Cruzeiro, às 19h30, na Neo Química Arena, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O líder da competição chega para o jogo com 15 jogos sem perder e o Timão tenta acabar com a invencibilidade da equipe mineira.
Acompanhe ao vivo - Corinthians x Cruzeiro - 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Pressionado por conta dos últimos resultados, o técnico Dorival Júnior ainda terá o desfalque do atacante Yuri Alberto, que não tem data definida para retornar aos gramados, porém, a diretoria trabalha com a volta do camisa 9 para o duelo contra o Palmeiras, na semana que vem, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil.
Além da ausência do seu principal goleador da temporada, o Corinthians ainda não conta para o importante jogo de hoje com o lateral-esquerdo Hugo, que se recupera de cirurgia para tratamento de uma hérnia inguinal, do meia Maycon, que tem uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda e do volante Raniele, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
10º colocado do Campeonato Brasileiro, o time do Corinthians, do técnico Dorival Júnior, está escalado para enfrentar o Cruzeiro com a seguinte escalação. Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; José Martínez, Charles, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Talles Magno e Memphis Depay.
Com o retorno do goleiro Cássio a Neo Química Arena pela primeira vez, desde que deixou o clube do Parque São Jorge, o Cruzeiro, do técnico Leonardo Jardim está escalado com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Christian; Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge.