Futebol

Filipe Toledo fala sobre pressão brasileira contra "gringos" em Saquarema

Janela da etapa de Saquarema teve início neste sábado, porém em decorrência das condições ruins do mar o primeiro dia do evento foi "off"

Campeão das etapas de Saquarema em 2018, 2019 e 2022, Filipinho estabeleceu uma relação muito especial com a torcida local | Divulgação
Campeão das etapas de Saquarema em 2018, 2019 e 2022, Filipinho estabeleceu uma relação muito especial com a torcida local | Divulgação

  |

Icon Comentário0

Maior campeão da etapa de Saquarema da World Surf League com três títulos, Filipe Toledo esteve de volta neste sábado, 21, ao Maracanã do Surfe para a nona parada da temporada. Após tirar um ano sabático, ele se reencontra com a torcida mais efusiva do tour.


Segundo Filipinho, a praia de Itaúna não tem um campeão estrangeiro desde 2017, quando passou a receber a etapa brasileira de forma ininterrupta, em decorrência da multidão nas areias, que faz a diferença, elevando a pressão para quem está no mar.


"Eu acho que a torcida conta muito aqui e a galera (estrangeiros) meio que acaba caindo na pressão. Nós brasileiros, eu, falando por mim, me alimento disso, me alimento da torcida, gosto dessa energia que eles colocam pra gente quando a gente vai competir. Traz bons resultados, pelo menos para mim. Eu fico muito feliz de competir aqui. E eu acho que se você não souber usar isso a seu favor eu acho que acaba sendo uma pressão muito grande", explica.


Campeão das etapas de Saquarema em 2018, 2019 e 2022, Filipinho estabeleceu uma relação muito especial com a torcida local, considerada por ele a "mais alta" do circuito mundial. "Sem sombra de dúvidas, 200%, o público mais alto que eu já ouvi na vida, a torcida aqui. Em qualquer onda a gente consegue ouvir do mar o barulho, qualquer tentativa de manobra e se é uma manobra animal, uma onda animal, aí é que eles gritam mais, então é motivante. O suporte da torcida é incrível, um combustível muito grande para mim", disse.

O último estrangeiro a vencer no Brasil foi o havaiano John John Florence, em 2016, quando o evento ainda era disputado no Rio de Janeiro, na praia da Barra da Tijuca. Desde 2017, a etapa se mudou para Saquarema, onde apenas brasileiros vêm levantando o caneco.


Em 2017, Adriano de Souza foi o campeão. Na sequência, Filipinho embalou três títulos - contando com as duas não participações do Brasil no calendário em decorrência da pandemia do covid-19. Em 2023, Yago Dora conquistou seu primeiro campeonato no CT. No último ano, em 2024, Italo Ferreira levou a melhor.

Recorde no Brasil

Além das três etapas em Saquarema, Filipinho conquistou um título da WSL na capital carioca, em 2015. Com os quatro campeonatos, ele igualou o recorde do australiano Dave Macaulay como maior vencedor nas ondas brasileiras pela WSL. Macaulay venceu nos anos de 1986, 1988, 1989 e 1993.

Início das competições em Saquarema

A janela da etapa de Saquarema teve início neste sábado, porém em decorrência das condições ruins do mar o primeiro dia do evento foi "off". Há possibilidade da competição começar neste domingo. Filipinho está na oitava bateria do masculino e terá como adversários em sua estreia o americano Griffin Colapinto e o também brasileiro - e local de Saquarema - João Chianca, o Chumbinho. A chamada do evento acontece 7h15min, horário de Brasília O SporTV3 transmite o evento, e o ge acompanha em tempo real.


Futebol

Corinthians tem “plano B” para a torcida caso ocorra erro biometria facial

Será o primeiro evento na Neo Química Arena após a implementação de tecnologia de reconhecimento liberada recentemente pela Polícia Militar

As vendas para o duelo do Alvinegro contra o Red Bull Bragantino se encerram apenas no sábado, 12 | Divulgação/Corinthians
As vendas para o duelo do Alvinegro contra o Red Bull Bragantino se encerram apenas no sábado, 12 | Divulgação/Corinthians

  |

Icon Comentário0

Nesta quinta-feira, 10, a venda de ingressos para o jogo do Corinthians contra o Red Bull Bragantino, que ocorre neste domingo, 13, na Neo Química Arena pelo Campeonato Brasileiro, entrou em seu terceiro dia. Será o primeiro evento no estádio após a implementação da biometria facial, liberada recentemente pelas autoridades após vistoria da Polícia Militar.


Um detalhe, porém, vem chamando atenção dos torcedores que estão adquirindo entradas para o jogo: o ingresso físico disponibilizado no formato pdf pelo sistema do Fiel Torcedor não apresenta mais o QR Code, como ocorria tradicionalmente. Com isso, surgiram questionamentos sobre o que deve ser feito se, por acaso, a biometria facial falhar na catraca e este torcedor não conseguir entrar no estádio.


Na realidade, o FT continua emitindo um QR Code para cada ingresso vendido, mas a partir de agora o código não será mais exibido na cópia física e digital do ticket.


Esta mudança no layout das entradas foi recomendada pela polícia durante a vistoria nos equipamentos instalados no estádio em Itaquera. O objetivo, segundo apurado, é evitar que os torcedores tentem “burlar” a leitura da biometria facial, adentrando ao estádio apenas a partir do QR Code.

Dessa forma, o código será usado apenas como um backup, um “plano B”, caso o torcedor não consiga entrar usando sua biometria. Para isso, o Corinthians destacará membros do staff, que estarão posicionados em todas as entradas da Neo Química Arena, e que darão suporte a estes torcedores, verificando se cada um possui de fato um ingresso para o jogo e analisando o motivo pelo qual sua entrada não foi validada.


Se nesta análise, for confirmado que o torcedor realmente tem um ingresso válido e alguma falha na biometria causou o impedimento à sua entrada na Neo Química Arena, então o staff corinthiano emitirá o QR Code para seu ingresso, que terá validade apenas para um único uso, perdendo a validade assim que lido pelo sistema na catraca.

As vendas para o duelo do Alvinegro contra o Red Bull Bragantino se encerram apenas no sábado, 12. Na tarde desta quinta-feira, todos os membros adimplentes do programa serão liberados a adquirir entradas. Até o momento, mais de 100 mil corinthianos fizeram o cadastro da sua biometria facial na plataforma do Fiel Torcedor.


Futebol

Com Memphis de volta, Corinthians faz treino tático visando jogo contra o Bragantino

Jogadores realizaram mais um treino tático no CT Joaquim Grava sob o comando de Dorival Júnior, que ainda não definiu a equipe titular

Técnico Dorival Júnior tem mais duas sessões de trabalho antes da retomada do Brasileirão | Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Técnico Dorival Júnior tem mais duas sessões de trabalho antes da retomada do Brasileirão | Rodrigo Coca/Agência Corinthians

  |

Icon Comentário0

Com Memphis Depay de volta, o elenco do Corinthians deu sequência nesta quinta-feira, 10,  à preparação para o jogo contra o Red Bull Bragantino, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os jogadores realizaram mais um treino tático no CT Dr. Joaquim Grava sob o comando de Dorival Júnior.


A presença do holandês foi a grande notícia do dia. O atleta faltou à atividade da última quarta-feira, 9, sem avisar a diretoria, mas se reapresentou nesta quinta. Memphis se reuniu com dirigentes e com a comissão técnica de Dorival para dar justificativas e foi penalizado pelo clube, além de pedir desculpas a todo o plantel.


O camisa 10 corinthiano, ainda, reforçou o desejo de permanecer no Timão. Portanto, a diretoria alvinegra vê o caso como encerrado. O Alvinegro Paulista volta aos treinos na manhã desta sexta-feira, 11. O técnico Dorival Júnior tem mais duas sessões de trabalho antes da retomada do Brasileirão.


A partida diante do Bragantino está agendada para este domingo, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena. A princípio, Dorival tem apenas um desfalque para o confronto: o atacante Yuri Alberto, que se recupera de uma fratura na coluna.

O Corinthians ocupa a décima posição da tabela de classificação da Série A, com 16 pontos conquistados. Já o RB Bragantino está na terceira posição e pode assumir a liderança da competição ainda nesta rodada. 



Futebol

Janela de transferências aberta: veja todas as movimentações do Corinthians no mercado até o momento

Com reforços sondados em Portugal e saídas para o futebol brasileiro e norte-americano, equipe paulista atualiza o elenco

Com saídas e sondagens em andamento, Fabinho Soldado e Corinthians monitora o mercado e aguarda definições para os próximos dias
Com saídas e sondagens em andamento, Fabinho Soldado e Corinthians monitora o mercado e aguarda definições para os próximos dias

  |

Icon Comentário0

Com a abertura oficial da janela de transferências, o Corinthians deu início ao segundo semestre com movimentações em diversas frentes. No masculino, Carlos Vinícius, ex-Premier League, foi oferecido ao clube e terá situação avaliada durante sua estadia no Brasil. Já Biel, do Sporting, chegou a negociar, mas as conversas foram encerradas. O lateral David Pastor e o goleiro Kewin Silva também estão no radar.


Entre os nomes que podem permanecer no elenco, o zagueiro João Pedro Tchoca iniciou conversas para renovar até 2029. Outros jogadores com vínculo até o fim de 2025, como Romero, Gustavo Henrique, Angileri e Matheus Bidu, ainda não têm definição sobre renovação.


Em relação às saídas, Alex Santana foi emprestado ao Grêmio até o fim da temporada com valor de compra fixado. Giovane deixou o clube ao fim do contrato e Igor Coronado rescindiu de forma amigável. O lateral Diego Palacios negocia empréstimo com o Austin FC, dos Estados Unidos.


As movimentações também envolvem observações no futebol europeu, com destaque para nomes que atuaram recentemente na liga portuguesa. O Corinthians monitora oportunidades e segue em busca de reforços para a sequência da temporada.

Além do elenco principal, os setores feminino e de base também movimentam o mercado com ajustes pontuais. A diretoria analisa o cenário de forma integrada, avaliando possibilidades tanto para compor o elenco atual quanto para planejamento futuro.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Eterna Promessa: Lulinha abre o coração e relembra início na base do Corinthians
Futebol

Eterna Promessa: Lulinha abre o coração e relembra início na base do Corinthians

 

Icon Comentário0
Defesa de Augusto Melo pretende obter quebra de inquérito em caso da VaideBet no Corinthians
Futebol

Defesa de Augusto Melo pretende obter quebra de inquérito em caso da VaideBet no Corinthians

 

Icon Comentário0
Volante do Corinthians Sub-20 entra em campo pela primeira vez após cirurgia
Futebol

Volante do Corinthians Sub-20 entra em campo pela primeira vez após cirurgia

 

Icon Comentário0