Extra Corinthians

Em amistoso, Brasil vence EUA e quebra tabu de mais de 10 anos

Este foi o segundo amistoso entre as seleções nesta Data Fifa, sendo que na primeira partida, as americanas levaram a melhor e venceram por 2 a 0

Fiel Manchete - Notícias Corinthians
Fiel Manchete - Notícias Corinthians

09 Abr 2025 | 02:29 |

Icon Comentário0

A seleção brasileira feminina venceu os Estados Unidos de virada na noite desta terça-feira, 8, por 2 a 1, em amistoso e conquistou a primeira vitória sobre as americanas na casa das adversárias. Foi o segundo amistoso entre as equipes nesta Data Fifa. Na primeira partida, as americanas venceram por 2 a 0.


Em um início eletrizante, os Estados Unidos abriram o placar com apenas 34 segundos de jogo. Alyssa Thompson avançou em velocidade pela esquerda e, ao ser desarmada por Fe Palermo, a bola sobrou para Macario, que dividiu com Natascha e finalizou direto para o gol. O lance foi revisado pelo VAR, que sugeriu análise por possível falta na goleira brasileira, mas a árbitra manteve a decisão e validou o gol.


Mesmo com o baque inicial, o Brasil não se abateu. A equipe comandada por Arthur Elias respondeu com pressão alta na saída de bola norte-americana e passou a criar boas oportunidades. Gabi Portilho teve uma chance clara e Gio Garbelini desperdiçou outras duas em sequência, mostrando que as Guerreiras do Brasil estavam vivas no jogo.


A insistência foi premiada aos 24 minutos, quando Gio Garbelini iniciou nova jogada pela direita, e Kerolin apareceu livre pela esquerda. A camisa 10 invadiu a área e, com categoria, mandou um belo chute cruzado para igualar o placar.

Na parte final do primeiro tempo, os EUA voltaram a explorar a velocidade pelas laterais e criaram problemas nas costas da zaga brasileira. Com isso, Arthur Elias promoveu duas substituições no setor direito defensivo: Luany e Mariza entraram nos lugares de Bruninha e Lauren, tentando reorganizar o time.


Nos acréscimos, Duda Sampaio quase marcou o gol da virada para o Brasil, mas foi Natascha quem brilhou ao fazer uma defesa espetacular em chute à queima-roupa de Cooper, mantendo o empate até o intervalo.

O Brasil voltou melhor para a etapa final. O grande destaque era a atacante Gio Garbelini, que comandava as ações ofensivas das brasileiras. O time de Arthur Elias foi empilhando chances de gol contra a atual campeã olímpica.

Para dar mais gás ao setor, o treinador trocou Gabi Portilho e Gio por Jheniffer e Amanda Gurtierres. As substituições deram certo. E da mesma maneira que as americanas marcaram o primeiro gol no início do jogo, o Brasil retribuiu. Em saída rápida, Jheniffer achou Luanny, que avançou pela direita e cruzou para Amanda Gutierres empurrar para o gol e decretar a virada.

Na próxima Data Fifa, a Seleção Brasileira feminina enfrentará a Jamaica em dois amistosos preparatórios antes da Copa América, marcada para julho. O primeiro confronto acontece no dia 1º de junho, às 17h (horário de Brasília), na Arena Pernambuco. Já o segundo duelo será no dia 4, às 20h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Esses serão os últimos testes da equipe comandada por Arthur Elias antes do torneio continental.


Extra Corinthians

CBF aumenta limite de partidas para atletas que desejam trocar de clube no Brasileirão

Reunião do Conselho Técnico que aconteceu nesta quinta-feira (11), definiu algumas mudanças no futebol brasileiro para a próxima temporada

Reunião na sede da CBF nesta quinta-feira (11), definiu novas mudanças para o Brasileirão do ano que vem - Foto: Reprodução/Internet
Reunião na sede da CBF nesta quinta-feira (11), definiu novas mudanças para o Brasileirão do ano que vem - Foto: Reprodução/Internet

11 Dez 2025 | 23:05 |

Icon Comentário0

Após as mudanças no calendário, a implantação do impedimento semiautomático, entre outros medidas adotadas pelo presidente Samir Xaud, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou outras novas medidas para o Brasileirão. Além da mudança que envolve a Libertadores do próximo ano, a reunião na sede da entidade definiu um aumento de partidas para atletas trocarem de clube no Campeonato Brasileiro.


CBF aumenta limite de partidas para atletas que desejam trocar de clube no Brasileirão


Até esta temporada, o jogador poderia fazer até seis partidas e trocar de clube no Brasileirão, para uma equipe da mesma divisão, após a reunião desta quinta-feira (11), a CBF definiu que esse número vai subir para 12. O presidente da entidade e outros dirigentes comentaram sobre as mudanças para a próxima temporada no futebol brasileiro.


CBF aumenta limite de partidas para atletas que desejam trocar de clube no Brasileirão: "Certeza que o Campeonato Brasileiro da Série A de 2026 vai ser muito melhor."

Samir Xaud (presidente da CBF): "Foi uma reunião muito produtiva, de assuntos importantes. Debatemos vários temas e tivemos a parceria, o apoio de todos os clubes dentro dos objetivos que nós queremos de mudança para o futebol brasileiro."


Heldes Melillo (diretor executivo de gestão): "A reunião foi muito positiva porque reafirmamos que as nossas decisões são sempre consensuadas, à base de muito diálogo. Tivemos duas decisões importantes: a redução do número de vagas à Libertadores vindas do Brasileirão, com a ampliação na Copa do Brasil, e o aumento da trava de 6 para 12 jogos para a transferência de jogadores entre clubes."

Julio Avelar (diretor de competições da CBF): "Temos que parabenizar o presidente Samir e toda a gestão da CBF. Sem sombra de dúvidas, esse foi o Conselho Técnico mais detalhado de todos os tempos. Nós tivemos a oportunidade de abrir uma série de debates importantes, em diálogo permanente com clubes e federações. Falamos sobre mudanças do calendário, premissas que envolvem o desenvolvimento da tabela do Brasileirão." 


Extra Corinthians

CBF anuncia mudanças na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro para 2026

Confederação Brasileira de Futebol tem feito uma série de medidas para a próxima temporada, na gestão do presidente Samir Xaud

A CBF anuncia alterações para a Copa do Brasil e para o Campeonato Brasileiro - Foto: Divulgação/CBF
A CBF anuncia alterações para a Copa do Brasil e para o Campeonato Brasileiro - Foto: Divulgação/CBF

11 Dez 2025 | 21:25 |

Icon Comentário0

O Corinthians é uma das equipes que está disputando a semifinal da Copa do Brasil nesta temporada de 2025 e luta para ser campeão desta edição. Esta temporada será a última vez que apenas o campeão da competição irá para a Libertadores do ano que vem, isso porque, a CBF anunciou que a partir de 2026, os finalistas disputarão o torneio sul-americano no ano seguinte.


CBF anuncia mudanças na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro para 2026


Segundo as informações do Estadão, o campeão e o vice irão para a Libertadores via Copa do Brasil, porém, a CBF ainda não definiu se o finalista que perder terá uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Isso também vai impactar no Campeonato Brasileiro, que terá uma vaga a menos para a competição sul-americana.


Houve uma reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol nesta quinta-feira (11), no Rio de Janeiro, onde foi definido sobre a mudança para a Copa do Brasil de 2026. Vale ressaltar, que a competição nacional já é bastante disputada por conta da alta premiação que a CBF oferece ao campeão.

Como é o Campeonato Brasileiro atualmente?


Atualmente no Campeonato Brasileiro, os quatro primeiros colocados conquistam a vaga direta para a Libertadores do ano que vem. O quinto e o sexto vão para a pré-Libertadores. Nas últimas temporadas, o futebol brasileiro tem emplacado títulos na competição mais importante da América do Sul.

Para a próxima temporada, os classificados para a próxima Libertadores são o Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Bahia e o time que irá vencer a Copa do Brasil. Corinthians e Vasco são os únicos no torneio de mata-mata nacional, que não tem vaga garantida. Caso Cruzeiro ou Fluminense vençam a competição, a vaga da Libertadores vai para o São Paulo.


Extra Corinthians

Corinthians de olho! Copa do Brasil dará mais vagas para a Libertadores – Entenda

Decisão foi anunciada nessa quinta (11) pela CBF que promete garantir uma maior disputa entre as equipes para chegarem à final da competição

A Copa do Brasil terá duas vagas na Libertadores a partir de 2026: campeão e vice classificados; Corinthians segue querendo vencer este ano - Foto: Reprodução
A Copa do Brasil terá duas vagas na Libertadores a partir de 2026: campeão e vice classificados; Corinthians segue querendo vencer este ano - Foto: Reprodução

11 Dez 2025 | 14:44 |

Icon Comentário0

A Copa do Brasil terá um novo peso a partir de 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que, além do campeão, o vice-campeão também garantirá vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América. A decisão foi tomada em conjunto com a Conmebol, que ampliou o número de representantes brasileiros na competição continental, reconhecendo o desempenho recente dos clubes do país.


Nessa temporada, só o campeão garante vaga na Libertadores


Até 2025, apenas o vencedor da Copa do Brasil tinha acesso automático à Libertadores. Com a mudança, o torneio nacional passa a oferecer duas vagas, valorizando ainda mais o caminho até a final. Isso significa que chegar à decisão já será suficiente para conquistar espaço no cenário internacional, mesmo sem levantar a taça.


No entanto, uma das vagas destinadas ao Campeonato Brasileiro será diminuída justamente para somar às duas prometidas pela CBF na Copa do Brasil, já na próxima temporada. A única coisa que ainda não se sabe se o vice terá acesso à fase de grupos ou a pré-Libertadores.

Corinthians pode se beneficiar


Para o Corinthians, a novidade representa uma oportunidade estratégica. O clube, tricampeão da Copa do Brasil, passa a ter mais chances de alcançar a Libertadores por meio da competição que ele ainda está disputando em 2025.

A alteração reforça a importância de cada fase, já que mesmo em caso de derrota na final, o Timão poderá assegurar presença no torneio continental. Neste ano, o alvinegro disputa chegar à final e conquistar acesso para a competição continental.

Copa do Brasil terá uma atenção maior por meio das equipes

A medida também promete intensificar a disputa entre os clubes brasileiros. Com duas vagas em jogo, cada partida ganha maior relevância, aumentando a motivação dos atletas e o interesse da torcida. Além disso, patrocinadores e dirigentes enxergam a mudança como forma de elevar o prestígio da Copa do Brasil, que já é considerada uma das competições mais equilibradas do calendário nacional.

Válido para a próxima temporada

O novo formato será aplicado já na edição de 2026. Campeão e vice estarão garantidos na Libertadores, somando-se às vagas obtidas pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa Sul-Americana da próxima temporada. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Gerente de competições da CBF explica novo calendário do futebol feminino no Brasil
Extra Corinthians

Gerente de competições da CBF explica novo calendário do futebol feminino no Brasil

25 Nov 2025 | 00:56

Icon Comentário0
Vai assistir? Sorteio da Copa do Mundo de 2026 acontece em dezembro
Extra Corinthians

Vai assistir? Sorteio da Copa do Mundo de 2026 acontece em dezembro

18 Nov 2025 | 21:19

Icon Comentário0
Paquetá perde pênalti e Seleção Brasileira empata com a Tunísia
Extra Corinthians

Paquetá perde pênalti e Seleção Brasileira empata com a Tunísia

18 Nov 2025 | 18:48

Icon Comentário0