
Futebol
|
O Corinthians vive semanas decisivas nos bastidores. O clube terá, nas próximas semanas, importantes audiências na Corte Arbitral do Esporte (CAS), que tratarão de disputas envolvendo as contratações de Rodrigo Garro e Félix Torres. Os casos somam mais de R$ 55 milhões e podem impactar diretamente o planejamento financeiro do clube.
Em entrevista ao jornalista Rodrigo Vessoni, Pedro Silveira, diretor financeiro do Corinthians, revelou que o clube está em negociação com instituições financeiras para obter recursos e evitar sanções da Fifa por eventuais atrasos em pagamentos.
“Existem as dívidas Fifa, aquelas que já venceram e a gente negociou e está pagando, e sempre buscamos novas formas de pagar”, explicou. Ele detalhou ainda que o clube tenta viabilizar financiamentos que possam estender os prazos dos débitos em aberto. “Essas [dívidas com Talleres, Santos Laguna e Toluca], por exemplo, são algumas dívidas que estão para vencer...”.
As audiências no CAS já têm datas marcadas: 29 de abril, 30 de abril e 7 de maio. A primeira diz respeito à disputa com Matías Rojas, que acionou a Fifa por valores não recebidos referentes a direitos de imagem. A condenação, anunciada em junho de 2023, impõe ao Timão um pagamento de R$ 40,4 milhões. Silveira afirma que o clube trabalha em uma estratégia para tentar reduzir o valor estipulado. “No caso Rojas, a gente tem uma estratégia jurídica que eu acho que pode diminuir bem esse valor, eu prefiro não comentar.”
Já nos processos envolvendo Garro e Félix Torres, os clubes de origem – Talleres (Argentina) e Santos Laguna (México), respectivamente – exigem o pagamento de parcelas não quitadas, com acréscimos de juros, indenizações e despesas com advogados.
Diante desse cenário, o Corinthians tenta minimizar impactos financeiros imediatos e evitar punições da Fifa. O clube estuda parcerias com fundos internacionais e nacionais especializados em quitar dívidas desse tipo, com o objetivo de preservar o fluxo de caixa no curto prazo.
As decisões a serem tomadas nas próximas semanas podem ser determinantes para a estabilidade econômica do clube, que tenta manter o equilíbrio entre a competitividade em campo e a responsabilidade fiscal.
Goleiro trabalhou com Dorival Júnior no Flamengo, entre 2022 e 2023, quando se transferiu no meio do ano para o Chaves, de Portugal
|
Dorival Júnior foi um dos assuntos mais comentados na zona mista da Neo Química Arena após a vitória do Corinthians sobre o Racing por 1 a 0, nesta quinta-feira (24), pela Sul-Americana. O Timão busca a contratação do treinador e espera uma definição ainda nesta madrugada. Após o duelo, Hugo Souza falou sobre o ex-comandante da Seleção Brasileira.
O goleiro trabalhou com Dorival Júnior em no Flamengo, entre 2022 e 2023, quando se transferiu no meio do ano para o Chaves, de Portugal. Hugo Souza relembrou esse convívio e deixou as portas do Timão abertas para o treinador.
“O professor Dorival, eu trabalhei com ele no Flamengo, ele estava na Seleção Brasileira agora, então não é à toa. É um grande profissional, um grande ser humano que eu tive a oportunidade de conhecer. Se for ele que possa vir a ser o nosso comandante, as portas estão abertas, será muito bem-vindo”, disse o goleiro na zona mista da Neo Química Arena.
Novela Dorival
O treinador é o "plano A" do Corinthians após a negativa de Tite, na terça-feira, 22, quando anunciou uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental e física. Fabinho Soldado, executivo de futebol do Timão, apresentou um projeto para Dorival Júnior, que gostou, mas entraves financeiros podem melar o acerto.
Uma reunião na madrugada desta quinta-feira (24), entre Fabinho Soldado e a equipe de Dorival Júnior irá definir o futuro do técnico. O cargo de comandante do Timão está vago desde a saída de Ramón Díaz, na última semana, após derrota no Brasileirão.
Mesmo com a expulsão do zagueiro alvinegro no primeiro tempo, o Timão venceu o Racing pelo placar de 1 a 0 na Neo Química Arena
|
O Corinthians venceu seu primeiro jogo nesta edição da Sul-Americana. Nessa quinta-feira, 24, o Timão atuou com um jogador a menos desde os 15 minutos do primeiro tempo, quando Félix Torres foi expulso, mas superou o Racing por 1 a 0, na Neo Química Arena. Através do X (antigo Twitter), o jornalista André Rizek não perdoou a atuação do defensor.
“O Félix Torres é inacreditável. Parece até de propósito, se ele não fosse tão trágico em praticamente todas as partidas que já fez pelo Corinthians. Jesus…”, detonou Rizek.
Com o triunfo, o Corinthians segue na terceira colocação da Sul-Americana. O Timão volta jogar pela competição no dia 6 de maio, contra o América de Cali, na Neo Química Arena. O clube alvinegro está há um pontos dos colombianos na tabela de classificação do Grupo C.
Antes disso, a equipe enfrenta o Flamengo, no próximo domingo, 27, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 16h (de Brasília).
O zagueiro conquistou a titularidade neste início de temporada e as expulsões são um problema recorrente em sua trajetória no ano. No empate por 0 a 0 contra o Palmeiras, na final do Paulistão, Félix Torres foi expulso após fazer falta em Vitor Roque e a equipe também precisou se desdobrar com um homem a menos.
Félix Torres chegou ao Corinthians em 2024, uma das primeiras contratações da gestão de Augusto Melo. Desde então foram 70 partidas com a camisa alvinegra, um gol e o título do Paulistão.
O duelo ficou complicado logo aos 15 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro do Timão foi expulso após cometer falta dura
|
O Corinthians conquistou seu primeiro triunfo na edição atual da Copa Sul-Americana ao bater o Racing, do Uruguai, por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (25), na Neo Química Arena. Mesmo atuando com um jogador a menos durante quase toda a partida, o Timão conseguiu somar três pontos fundamentais na briga pela classificação à próxima fase do torneio continental.
O duelo ficou mais complicado logo aos 15 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro Félix Torres foi expulso após cometer falta dura. A partir de então, o time comandado por Orlando Ribeiro precisou se reorganizar taticamente e jogar com inferioridade numérica durante mais de 75 minutos. Mesmo assim, a equipe demonstrou força defensiva, disciplina e aproveitou bem a oportunidade que teve no ataque.
O gol da vitória foi marcado por Ángel Romero, que voltou a ser decisivo com a camisa alvinegra. Após a partida, o atacante comemorou o resultado e exaltou o espírito de luta demonstrado pela equipe dentro de campo.
"A gente precisava ganhar hoje. Uma vitória, como você fala, importante, né? A gente deixou pontos aqui no jogo contra o Huracán. Na Colômbia, a gente não conseguiu a vitória. Hoje, a gente precisava ganhar. Era uma obrigação, de qualquer jeito, como a gente fala, né? E hoje foi no jeito do Corinthians. Dificultou muito a expulsão, mas a gente lutou para levar esses três pontos, que vão ajudar muito pra subir na tabela", declarou Romero na zona mista.
Com o resultado, o Corinthians soma agora quatro pontos no Grupo C, mas ainda ocupa a terceira colocação. À frente estão o Huracán, da Argentina, com sete pontos, e o América de Cali, da Colômbia, com cinco.