
Futebol
|
Autor de um dos gols da vitória do Corinthians contra a Universidad Central, da Venezuela, na última quarta-feira (26), o lateral-esquerdo Matheus Bidu, retomou a condição de titular que vinha sendo de Hugo, mas oscilações entre os jogadores da posição, fizeram a diretoria do Timão ir atrás de Fabrizio Angileri, ex-atleta do Getafe.
Matheus Bidu quer permanecer no Corinthians e dá recado
Após a partida de ontem à noite pela pré-Libertadores, o lateral-esquerdo Matheus Bidu concedeu entrevista para falar da classificação do Corinthians para a terceira fase da competição, além disso, o jogador comentou sobre o processo de renovação com a equipe, já que seu contrato termina ao final deste ano.
"A minha vontade é ficar no clube, mas não depende somente de mim. Tenho vontade de ficar no clube e conquistar títulos com essa camisa, sei da importância que é e sinto que esse ano vai ser um ano abençoado, que vamos disputar grandes coisas e quero fazer parte disso. Mas como eu havia dito, não depende só de mim, vou procurar dar a minha resposta dentro de campo e eu deixo para o pessoal resolver fora de campo."
No meio deste ano, o jogador já poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe e a chegada do lateral-esquerdo Fabrizio Angileri, pode pesar no futuro do jogador com o Corinthians, já que o elenco tem quatro atletas nesta posição. Além dos dois, Hugo e Diego Palacios são os outros jogadores.
Segundo as informações do jornalista Samir Carvalho, do 'UOL Esporte', Matheus Bidu pede um aumento salarial para permanecer na equipe do Parque São Jorge em 2026, tendo em vista que, de acordo com a apuração do comunicador, o lateral recebe cerca de R$ 120 mil mensais e desejo ganhar mais para ficar no Corinthians no ano que vem.
A polêmica levanta questionamentos sobre o envolvimento do futebol com figuras políticas com o uso de um símbolo no uniforme
|
A presença do jovem atacante Alexander Granko, de apenas 16 anos, na equipe da Universidad Central de Venezuela (UCV), adversária do Corinthians na pré-Libertadores, chamou a atenção não apenas pela sua idade, mas também por ligações políticas que geram grande polêmica.
Granko é filho de Alexander Enrique Granko Arteaga, presidente da UCV e coronel da Direção de Contrainteligência Militar (DGCIM) da Venezuela. Ele é acusado de liderar o órgão de repressão do regime de Nicolás Maduro e tem seu nome envolvido em relatórios de violações de direitos humanos documentados pela Missão de Apuração de Fatos das Nações Unidas (ONU). Segundo o jornal El Pais, Granko Arteaga é conhecido como o “torturador” e “açougueiro” de Maduro, tendo recebido sanções de países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e membros da União Europeia.
Um dos relatórios da ONU, publicado em 2022, detalha que Granko Arteaga teria participado diretamente de sessões de tortura, muitas vezes sem cobrir o rosto, ameaçando, espancando e aplicando atos de violência extrema contra prisioneiros políticos. Ele é apontado como responsável por ordenar e supervisionar atos de violência sexual e choques elétricos em detidos.
Na terça-feira, véspera do jogo de volta entre UCV e Corinthians, o grupo Realidad Helicoid, que denuncia casos de tortura em El Helicoide, uma prisão em Caracas, criticou a Conmebol por permitir que a equipe venezuelana usasse em seu uniforme o símbolo da Divisão de Assuntos Especiais (DAE), órgão vinculado a Granko Arteaga. Em uma postagem no Instagram, o grupo afirmou: "Não existem objetivos suficientes para encobrir os crimes contra a humanidade cometidos na Venezuela".
Na partida disputada em São Paulo, na quarta-feira, a UCV acabou retirando o distintivo da DAE de sua camisa, depois de tê-lo utilizado no jogo de ida. A polêmica também se estendeu ao “Team Espartanos”, conglomerado esportivo vinculado a Granko Arteaga, que também faz uso do logotipo.
A publicação do Realidad Helicoid ainda criticou a Conmebol e a FIFA, alegando que os princípios éticos do futebol estão sendo desrespeitados: "Exijamos que o futebol seja um espaço de justiça e dignidade, e não um refúgio para aqueles que perpetram o horror. O código de ética da FIFA e da Libertadores está sendo violado e os crimes contra a humanidade na Venezuela buscam ser normalizados. Não vamos permitir isso".
Segundo o grupo, desde 28 de julho de 2024, mais de 2 mil presos políticos foram detidos arbitrariamente e ao menos 25 pessoas foram assassinadas sob o regime de Maduro. A polêmica levanta questionamentos sobre o envolvimento do futebol com figuras políticas e a necessidade de maior fiscalização sobre os clubes participantes de competições internacionais.
Nesta quinta-feira, Angileri treinou no CT Joaquim Grava e conheceu seus novos companheiros que se reapresentaram Após classificação na Libertadores
|
Novo reforço do Corinthians, o lateral-esquerdo Fabrizio Angileri teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no início da noite desta quinta-feira, 27, e já pode ser inscrito no Campeonato Paulista.
O Timão correu contra o tempo para agilizar a situação do argentino para ter o defensor na relação de inscritos. Isso porque o prazo para trocas na Lista A visando ao mata-mata do Paulistão se encerra nesta sexta-feira, 28.
Apesar de ainda não figurar no site da Federação Paulista de Futebol (FPF), a entrada a nível estadual deve ocorrer sem intercorrências ao longo da sexta-feira. O defensor de 30 anos assinou contrato com o Timão até dezembro de 2025.
Nesta quinta-feira, Angileri treinou no CT Joaquim Grava e conheceu seus novos companheiros que se reapresentaram após a classificação dramática na fase preliminar da Libertadores contra a Universidad Central, da Venezuela. Inclusive, o lateral-esquerdo estava na Neo Química Arena e assistiu a vitória do Timão por 3 a 2.
Mesmo que seja inscrito na competição, Angileri pode não ser opção imediata para Ramón Díaz. O lateral-esquerdo, que passou os últimos três anos no Getafe, da Espanha, não foi utilizado nesta temporada, tendo a última atuação em maio do ano passado. Ele terá a concorrência de Matheus Bidu, Hugo e Diego Palacios na lateral esquerda.
O próximo compromisso do Corinthians será no domingo, 2, contra o Mirassol pelas quartas de final do Campeonato Paulista. A bola rola às 18h30, na Neo Química Arena. Quem vencer, garante vaga para as semifinais do Estadual.
O apresentador fez uma análise contundente e pessimista sobre a atuação do Corinthians contra a Universidad Central, pela Libertadores 2025
|
O apresentador Neto fez uma análise contundente sobre a atuação do Corinthians contra a Universidad Central, pela Libertadores, e não poupou críticas ao desempenho da equipe. Durante o programa “Os Donos da Bola”, nesta quinta-feira (27), o ex-jogador afirmou que o Timão correu sérios riscos de ser eliminado e utilizou o termo “vergonhoso” para descrever a atuação da equipe nos dois confrontos contra os venezuelanos.
“O Corinthians poderia ter saído ontem? Poderia! Foi vergonhoso, em relação aos dois jogos (de ida e volta contra a Universidad), tomar três gols de uma equipe que é semi-profissional. A maioria dos jogadores (do time venezuelano) está acima do peso, o filho do presidente jogou o primeiro tempo”, criticou Neto.
Ele também alertou para a necessidade de uma mudança de postura, afirmando que, se o Corinthians mantiver o mesmo desempenho contra o Barcelona de Guayaquil, adversário da próxima fase, terá dificuldades para avançar na competição.
“Se jogar do mesmo jeito contra o Barcelona-EQU, o Corinthians não ganha, porque é outro patamar, é outro time”, analisou o apresentador.
Além disso, Neto voltou a criticar a atuação de Memphis Depay. Segundo ele, o rendimento do atacante não tem sido satisfatório e isso impactou diretamente na performance coletiva do Corinthians no jogo decisivo.
“Como é que um jogador como o Memphis Depay não consegue sair em velocidade do jeito que ele saía? O que está acontecendo com ele? É muita noite? Está bravinho porque foi substituído? Você não pode ser substituído?”, questionou Neto, demonstrando insatisfação com o desempenho do atleta.
Próximos desafios
Após superar a Universidad Central, o Corinthians agora encara o Barcelona de Guayaquil na terceira fase da pré-Libertadores. Caso consiga passar pelos equatorianos, o Timão garantirá sua vaga na fase de grupos do torneio continental, mantendo viva a esperança de buscar mais um título sul-americano.